A ST-Ericsson que vai demonstrar no Mobile World Congress a nova versão da sua plataforma integrada para smartphones. A NovaThor L8580 integra um processador de quatro núcleos a 3 GHz e um modem LTE Advanced.



De acordo com os dados da fabricante, a combinação de tecnologia - produzida a 28 nanómetros - permitirá ganhos importantes de performance, que terão impacto na experiência de utilização das aplicações.



Os indicadores apontados pela Ericsson revelam que a plataforma é 35% mais rápida ao nível do CPU e 20% ao nível do GPU, face à geração anterior. Também revelam que no suporte ao LTE a NovaThor L8580 permite velocidades no downlink até 150 Mbps, para além de garantir suporte a LTE (duas versões), HSPDA, GSM, TD-SCDMA e voz HD no mesmo chipset.



A primeira versão comercial da plataforma vai integrar um processador eQuad a 2,5 GHz, baseado na arquitetura ARM Cortex-A9, um GPU SGX544 Imagination PowerVR a 600 Mhz e um modem LTE.
A Ericsson assegura ainda que esta atualização á NovaThor, que se estreou no mercado no ano passado, é mais eficiente que as opções concorrentes em termos de eficiência energética e que, em condições idênticas, consome menos 35%.



A eficiência da solução resultará da forma como é gerido o funcionamento dos cores e a transição do uso de toda a capacidade da plataforma para o funcionamento de um único núcleo de processamento, quando é possível responder em modo mais eficiente.



Note-se que a nova plataforma da Ericsson também já passou pela CES, em Los Angels, onde foi mostrada em primeira mão. Na altura a fabricante garantia que as primeiras unidades seriam vendidas antes do final de março.



A ST-Ericsson é uma unidade de semicondutores e plataformas tecnológicas para dispositivos móveis da detida em partes iguais pela Ericsson e pela STMicroelectronics. Os SoC (System on a Chip) para dispositivos móveis são uma aposta recente mas bem sucedida. No ano passado as empresas conseguiram integrar a primeira versão da NovaThor em vários dispositivos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico