A Ericsson Portugal reafirmou hoje o seu empenho em se afirmar como facilitador do relacionamento entre brodcasters e operadores móveis, para a promoção e desenvolvimento de serviços de Mobile TV. Fátima Raimondi, presidente da Ericsson Portugal, admite que as soluções desenvolvidas sobre a plataforma de Mobile TV da Ericsson não são ainda comercializadas em Portugal, mas revela que a empresa está a trabalhar com os potenciais clientes para testar os serviços já disponíveis.



Do lado dos consumidores, Fátima Raimondi antevê uma boa adesão a este tipo de serviços, uma opinião que fundamenta nos resultados de diversos estudos realizados pelo Ericsson Consumer Labs e nas elevadas taxas de penetração móveis existentes em Portugal, que se juntam a uma apetência vincada dos utilizadores para as novas tecnologias que vão sendo introduzidas.



A nível internacional os indicadores apurados pela Ericsson revelam que os "utilizadores têm uma grande vontade de interagir com os serviços", revela. Os dados da empresa sueca revelam também que o consumidor está disposto a pagar por este tipo de serviços (entre 10 a 15 euros mensais para a grande maioria dos inquiridos), desde que tenha a possibilidade de controlar custos, um aspecto tanto ou mais importante que o facto do serviço ser pago.



Outra das tendências apuradas no estudo aponta para a apetência dos potenciais utilizadores para serviços personalizáveis, acrescentou Christoffer Anderson, director of Business Development Service Layer and Systems Integration. Para já a empresa não dispõe dados concretos relativamente a Portugal mas garante que está a trabalhar nesse sentido.



A solução de Moblie Tv da Ericsson inclui aplicações de interactividade - que permitem ao utilizador votar em determinado programa ou escolher uma câmara para visualizar determinado conteúdo -, de zapping, entre outras, embora seja possível desenvolver novas aplicações que respondam a diferentes necessidades do cliente.



Na mesma conferência de imprensa foi apresentado um livro sobre aplicações móveis, com enfoque especial na área da média, escrito por cinco colaboradores da Ericsson que compila um conjunto de casos de sucesso passados em várias partes do mundo, incluindo Portugal. O trabalho intitula-se Mobile Media and Applications - from concept do cash.



Notícias Relacionadas:

2005-11-08 - Ericsson demonstra soluções tecnológicas parcialmente
desenvolvidas em Portugal