O segundo par de satélites Galileo que integra o sistema de navegação europeu vai ser hoje colocado em órbita, juntando-se a outros dois elementos que vão constituir o sistema concorrente do GPS norte-americano.

Os satélites partem a bordo do foguetão Soyuz ST-B, sendo lançados da Guiana Francesa. O lançamento está previsto para as 18:15 horas GMT (19:15 em Portugal Continental), e as imagens do lançamento podem ser acompanhadas online.

[caption]esa[/caption]

A transmissão tem início às 18:48 horas de Portugal e deverá durar uma hora, mas está previsto que depois do lançamento, quando forem libertados os satélites no espaço, a cobertura online seja retomada, o que acontecerá por volta das 22:15 horas.

Este é um passo essencial para validar o sistema de navegação europeu já que os novos atélites permitem completar uma constelação de quatro elementos que garante o cálculo de uma posição no terreno utilizando apenas o sinal do sistema Galileo para determinar a latitude, longitude, altitude e uma referência temporal.

O projeto Galileo prevê a colocação em órbitra de 30 satélites, mais seis do que o sistema norte-americano GPS (Global Positioning System). No final de 2014 devem estar já em órbita 18 satélites, o que permitirá abrir os primeiros serviços ao público.

Só em 2018 o sistema estará plenamente operacional oferecendo melhores localizações do que o GPS, que foi lançado em 1995 e tem atualmente uma margem de erro três e oito metros.

A Comissão Europeia já confirmou que o custo do Galileo até 2015 será de 5 mil milhões de euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador