São cada vez mais os alunos das escolas secundárias que levam para a escola os seus telefones móveis, PDAs e mesmo computadores portáteis e as escolas norte-americanas estão a começar a aprender a gerir a situação, entre casos de proibição a tentativas de aproveitamento das potencialidades destes equipamentos, indica uma notícia da Agência Associated Press.



De acordo com os números divulgados de uso de telemóveis, perto de um terço dos adolescentes norte-americanos têm telemóvel e calcula-se que sete por cento dos agrupamentos escolares fornecem a alguns estudantes PDAs, normalmente em casos de atribuição de bolsas, indicou o Departamento de Educação norte-americano à mesma fonte.



Embora o uso de PDAs durante as aulas seja proibido na maior parte das escolas norte-emricanas, isso não impede os alunos de os usarem sem os professores perceberem. Mesmo os telemóveis são utilizados para trocar mensagens durante as aulas, já que muitos alunos conseguem escrever sem olhar para o teclado.



Porém, existem algumas escolas que primam pela diferença. A Associated Press destaca a Palo Alto High, onde as regras para uso de computadores foram actualizadas em Junho passados para que os alunos possam usar os PDAs durante as aulas, desde que essa utilização não interfira com a lição. Os responsáveis da escola afirmam que estas regras são de senso comum.



Também na escola de East Dubuque a utilização de PDAs é tolerada, mas embora não existam regras formais não é permitido troca de informação entre equipamentos, nem consulta ou envio de email pessoal ou chat durante as aulas, a menos que faça parte de um projecto em curso. Nesta escola calcula-se que 10 por cento dos 600 alunos tenha um PDA, que usam como organizador pessoal e para tirar notas em algumas aulas.



Os professores estão também preocupados com a proliferação de smartphones, que combinam as funções de PDAs e telemóvel. Durante muito tempo o uso de telemóveis foi banido das escolas norte-americanas, mas de acordo com esta notícia da Associated Press actualmente cada distrito escolar pode estabelecer as suas regras.

Notícias Relacionadas:

2003-07-03 - Alunos portugueses querem mais uso de computadores nas aulas