Espanha deu mais um passo no processo de aprovação de novas regras para o conceito de serviço universal de comunicações electrónicos. O Conselho de Ministros aprovou a inclusão da banda larga neste conceito, o que significa que qualquer cidadão local terá direito ao acesso a um ligação de Internet em banda larga, independentemente da zona do país em que resida.


Esta mudança, que equipara o direito à conectividade à Internet de banda larga ao direito a uma ligação telefónica da rede fixa, estabelece um débito mínimo de 1 Mbps para o serviço e ao longo dos próximos meses chega ao terreno.

De acordo com informação oficial, serão beneficiados pela medida 350 mil lares, actualmente sem acesso a ligações de banda larga.

O Governo também explica que a nova legislação vem assegurar que quem pretende ter acesso à Internet poderá contratar o serviço com uma velocidade mínima garantida, sem estar obrigado a subscrever serviços adicionais.


As novas regras serão agora publicadas em diário oficial. Depois disso arrancará o processo que vai permitir escolher o operador responsável pela prestação do serviço universal.


Quando a medida estiver operacionalizada, o operador com responsabilidade pela prestação do serviço universal tem um prazo máximo de 60 dias para responder aos pedidos dos clientes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.