
Espanha deu mais um passo no processo de aprovação de novas regras para o conceito de serviço universal de comunicações electrónicos. O Conselho de Ministros aprovou a inclusão da banda larga neste conceito, o que significa que qualquer cidadão local terá direito ao acesso a um ligação de Internet em banda larga, independentemente da zona do país em que resida.
Esta mudança, que equipara o direito à conectividade à Internet de banda larga ao direito a uma ligação telefónica da rede fixa, estabelece um débito mínimo de 1 Mbps para o serviço e ao longo dos próximos meses chega ao terreno.
De acordo com informação oficial, serão beneficiados pela medida 350 mil lares, actualmente sem acesso a ligações de banda larga.
O Governo também explica que a nova legislação vem assegurar que quem pretende ter acesso à Internet poderá contratar o serviço com uma velocidade mínima garantida, sem estar obrigado a subscrever serviços adicionais.
As novas regras serão agora publicadas em diário oficial. Depois disso arrancará o processo que vai permitir escolher o operador responsável pela prestação do serviço universal.
Quando a medida estiver operacionalizada, o operador com responsabilidade pela prestação do serviço universal tem um prazo máximo de 60 dias para responder aos pedidos dos clientes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários