A norma da Televisão Digital Terrestre (TDT) é já uma realidade em muitos lares espanhóis. Os dados mais recentes mostram que sete em cada 10 prédios (816.111 edifícios colectivos) estão preparados para receber o novo sistema, que entrará em funcionamento a 3 de Abril de 2010, data em que cessam as emissões da televisão analógica terrestre em Espanha.

O objectivo de ter tudo a postos na data prevista fez com que, nos últimos meses, o processo de adaptação de cidadãos, Administração Pública e empresas ligadas à digitalização tenha aumentado acentuadamente naquele país.

Segundo a análise da Sofres , citada pelo Diario de Burgos, a tecnología já marca presença em 77,4 por cento dos edificios, com a penetração do novo sistema a alcançar, no passado mês de Outubro, 72,1 por cento dos lares.

As regiões mais avançadas, porque desenvolvidas em fases e com tempos distintos, são as Canárias, com 82,7 por cento; a Catalunha, com 78,3 por cento; e Madrid, com 77,4 por cento.

Um outro indicador do alto nível de penetração do nova tecnologia de transmissão é a venda de sintonizadores de sinal, que em Setembro terá alcançado as 696 mil unidades.

Desde que começou o processo de transição em Espanha já foram vendidos 22,5 milhões de sintonizadores. O volume acumulado de vendas levou a que o custo médio dos aparelhos se situe pela primeira vez abaixo dos 34 euros.

Recorde-se que, seguindo as regras definidas pela Comissão Europeia, Portugal está obrigado a desligar as actuais emissões analógicas até 2012, mas o timing planeado pelo Governo para o switch-off da TV analógica foi fixado em Abril de 2011.