Os serviços telefónicos sobre Internet começaram há pouco tempo a ser alvo de esquemas que têm como objectivo enganar os utilizadores, muitas vezes nas questões relacionadas com a área financeira. Peritos citados pela Reuters mencionam como exemplo o spoofing de identidade do chamador, uma técnica em que indivíduos mal intencionados estabelecem chamadas mostrando no receptor um número que não corresponde à realidade.



Este tipo de técnica permite saber junto do utilizador números de contas de crédito, já que os criminosos se identificam tradicionalmente como bancos ou outras entidades de confiança, alerta Lance James, chefe do departamento de tecnologia da Secure Science, citado pela agência de notícias.



Este e outro tipo de esquemas fraudulentos evidenciam, segundo os peritos, um baixo nível de protecção do standard de voz sobre IP. As redes telefónicas tradicionais funcionam sobre equipamento dedicado, difícil de violar por terceiros. Já as chamadas de VoIP, têm um custo muito mais baixo, mas estão vulneráveis aos mesmos problemas de segurança que atingem os emails e a Web em geral.



Neste termos, é possível que os worms que circulam nas redes online podem tornar inoperáveis as linhas de VoIP. Existe idêntica possibilidade de terceiros ouvirem ou alterarem as conversas mantidas.



Existe igualmente a hipótese de profissionais de marketing menos escrupulosos recorrerem à tecnologia de VoIP para enviar grandes volumes de mensagens de voz aos utilizadores, uma técnica conhecida por SPIT, sigla para "spam over Internet telephony", uma técnica que contudo ainda não passou da teoria.


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