Um enorme desconhecimento em relação à tecnologia da Televisão Digital Terrestre e às suas vantagens são os principais vectores a retirar de um estudo da OberCom sobre as Perspectivas de Implementação da Televisão Digital em Portugal. A análise mostra que esta falta de percepção dos benefícios leva também ao não planeamento da mudança para o digital.

O estudo foi realizado com entrevistas directas a 1041 pessoas, numa amostra representativa da população residente em Portugal Continental. De acordo com o relatório, mesmo após uma breve explicação aos inquiridos sobre do que é a televisão digital e a TDT, destaca-se uma elevada proporção da categoria de
resposta "não sabe/não responde".

79,1 por cento dos inquiridos que recebe actualmente sinal de TV via antena afirma que ainda não conseguiu perceber o que é a TDT, baixando essa percentagem para 64 por cento nos utilizadores de redes de cabo.

Em relação às expectativas de melhoria através da TDT, 52,8 por cento dos inquiridos optaram pela categoria de resposta "não sabe/não responde". Resposta que também foi escolhida por 45,1 por cento dos entrevistados na pergunta "a TDT vai ser cara?", e ainda na questão "a utilização dos serviços digitais é complicada?", em que 42,8 por cento responderam igualmente "não sabe/não responde".

Para além do baixo conhecimento revelado, quando respondia às questões com afirmações de "concordo" e "não concordo", a maioria dos inquiridos acredita que a TDT vai ser cara (49,2%), a sua utilização é complicada (34,8%) e que não tem vantagens (22,2%).

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Perante a falta de envolvimento emocional com o processo de migração para o sistema digital, o estudo da Obercom considera que "as condições de desenvolvimento de uma procura sustentável para o mercado da televisão digital em geral, e da TDT em específico ficam em risco".

O estudo considera ser essencial avaliar "a esfera do acesso (conhecimento, custo e usability) assim como compreender os factores humanos subjacentes à adopção ou
rejeição de uma dada tecnologia (nomeadamente, identificar as reais necessidades
dos utilizadores, fomentar o aumento do grau de awareness em relação à plataforma, e oferecer benefícios que sejam percepcionados como uma verdadeira melhoria da experiência televisiva)".