Os trabalhadores europeus passam pelo menos duas horas de cada dia a gerir seu email, sendo muitas das mensagens recebidas irrelevantes para o seu trabalho, o que tem como consequência uma redução da produtividade. A conclusão decorre de um estudo da Plantronics sobre as comunicações no local de trabalho que aponta por isso o email como uma ferramenta de impacto negativo na performance organizacional.

Segundo a análise, as mensagens irrelevantes ocupam três anos e meio da vida dos trabalhadores, que no total passam dez anos a responder a mensagens de correio electrónico.

“A vasta utilização do email, particularmente em transacções internas, substitui as discussões cara a cara e de voz e prolonga as tomadas de decisão”, revela o documento, apesar de adiantar que se for usado de forma eficiente o email pode ajudar a melhorar o processo e a partilha de informação.

O contacto telefónico é contraposto como positivo, evitando a geração de novos emails em resposta às mensagens enviadas, garantindo um melhor esclarecimento de dúvidas e acelerando a tomada de decisão, para além de fortalecer as relações afectivas.

“A nossa pesquisa prova que a utilização do email está fora de controlo, provocando muitas vezes confusão e inércia. Além disso, demonstra uma imagem muito real dos escritórios silenciosos onde os próprios colegas trocam emails entre si em vez de o fazerem cara a cara. Ainda assim, existe uma solução que é até bastante simples – fazer um telefonema com um wireless headset e começar a falar. O email deve apenas servir para confirmar e recapitular aquilo que foi falado por telefone”, explica Peter Thomson, Director do Future Work Forum da Henley Management College, em comunicado.

O estudo foi conduzido pela Henley Management College e realizado a mais de 180 gestores.

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