
A Comissão Europeia deu início a uma consulta pública que pretende recolher feedback do mercado e ajudar a definir um conjunto de princípios orientadores do desenvolvimento das redes de próxima geração. O objectivo é garantir que a Europa vai seguir uma linha comum no desenvolvimento destas redes, que permitirão acelerar a velocidade da Internet e introduzir no mercado novos serviços.
Na base da consulta está um documento de trabalho com sugestões dos reguladores do 27 Estados-membros sobre o caminho a seguir nesta questão, onde se defendem medidas que obriguem os incumbentes a dar acesso a determinados pontos da rede, mas também o incentivo ao investimento em infra-estruturas por parte de outros operadores.
"Os reguladores nacionais deviam assegurar o acesso às redes dos operadores dominantes ao nível mais baixo possível. Em especial, deviam obrigar os operadores dominantes a concederem acesso às suas condutas para os concorrentes poderem implantar a sua própria rede de fibra óptica", explica o comunicado resumindo o documento base da consulta.
"Os reguladores nacionais deviam também impor outras obrigações em matéria de acesso (acesso à fibra passiva) para além do acesso às condutas quando estas não se encontram disponíveis ou quando a densidade populacional é demasiado baixa para permitir a viabilidade do modelo comercial", acrescenta a CE.
O processo de consulta vai manter-se em vigor até ao próximo dia 14 de Novembro. Os contributos serão posteriormente revistos e englobados numa recomendação que verá a luz do dia em 2009.
A Comissão Europeia volta a sublinhar que as redes de fibra óptica são para a Europa uma oportunidade para garantir a liderança tecnológica na banda larga, referindo que, mesmo com vários desenvolvimentos já em marcha nesta área, os indicadores disponíveis revelam que os resultados estão aquém dos obtidos noutras economias.
Com a consulta procura garantir-se que a recomendação prevista para 2009 seja facilmente adaptável por todos os países, evitando discrepâncias ou mesmo contradições nas regras em vigor para cada país.
Notícias Relacionadas:
04-08-2008 - Sonaecom e Vodafone com acordo para as redes de nova geração
08-07-2008 - Governo defende que concorrência na fibra deve basear-se nas infra-estruturas e serviços
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários