A maioria dos europeus considera o preço um factor determinante na mudança de redes de telemóveis, revela um estudo recentemente elaborado pelo Yankee Group sobre este tipo de serviço no velho continente.

Segundo o relatório intitulado "Mature Mobile Markets Require Require Sophisticated Marketing Strategies", este mercado está já perfeitamente maduro e estabilizado, sendo por isso, o factor preço cada vez mais determinante.

Nesse sentido, o Yankee Group sugere aos operadores de redes móveis um reajustamento das suas estratégias de marketing devido a este facto, assim como uma aposta cada vez maior em técnicas de vendas sofisticadas, tendo por base novas políticas de branding.

Para Declan Lonergan, director da divisão europeia de wireless do Yankee Group, "as divisões de marketing irão sentir significativamente esta mudança de foco à medida que o marketing se tornar a arma mais importante para as operadoras de redes móveis", afirma o responsável em comunicado oficial.

Segundo o mesmo, "o preço irá manter-se como o primeiro diferenciador para os operadores móveis à medida que o branding se tornar o segundo factor mais importante a interferir na decisão de compra dos clientes. Além disto, a segmentação de mercado está a tornar-se mais complexa. Os modelos de comportamento estão agora a desempenhar um papel maior e a maioria dos ORM tem um caminho de evolução no que diz respeito à segmentação do mercado", conclui.

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