Novas especulações em torno do iPhone indicam que a Portugal Telecom e a espanhola Telefónica formaram uma aliança estratégica para trazer o telemóvel da Apple para a Península Ibérica. A notícia é avançada pelo Diário Económico que apurou a intenção das duas empresas comercializarem o equipamento em Portugal e Espanha pela mão das operadoras TMN e O2, diz o jornal, apesar de no mercado espanhol a operadora móvel da Telefónica ser a Telefónica Moviles.


Apesar de não terem confirmação oficial, a veracidade das especulações será desvendada amanhã, já que a empresa de Steve Jobs realizará amanhã, em Londres, uma sessão destinada à imprensa onde se espera que sejam revelados mais alguns detalhes acerca de quem comercializará o iPhone em território europeu.



Contudo, caso não se verifique qualquer avanço nesta área, é certo que, até ao final de Setembro será tornada pública a decisão da Apple quanto aos parceiros de venda do iPhone na Europa, pelo menos essa é a informação cedida por um porta-voz da empresa na Alemanha.



De acordo com fontes do Diário Económico, o processo de venda em Portugal passará "pouco ou nada" pela mão da Apple IMC Portugal. Ao que tudo indica, as operações serão comandadas pela representante máxima da Apple na Europa, sedeada em Londres.



Caso se confirmem as especulações, a Vodafone é dada como derrotada na luta pela venda exclusiva do iPhone na Europa. O grupo britânico foi apontado de início como uma das empresas preferenciais para a distribuição do terminal no continente.



No entanto, a operadora europeia opôs-se ao modelo de negócio proposto pela Apple recuando na estratégia traçada. A imprensa internacional refere que a empresa norte-americana pretende abarcar percentagens bastante elevadas sobre os lucros obtidos pelas operadoras nas vendas do iPhone, o que vai contra os objectivos da maioria das empresas interessadas em distribuir o equipamento na Europa.




Notícias Relacionadas:

2007-09-06 - Apple anuncia redução de 200 dólares no preço do iPhone e novos iPods

2007-07-06 - Hackers já conseguiram desbloquear iPhone