A Canon, a Epson e a HP anunciaram a constituição do Mobile Imaging and Printing Consortium (MIPC), uma organização que pretende impulsionar o desenvolvimento de especificações para facilitar a impressão doméstica de fotografias tiradas com o telemóvel.



As empresas que integram o MIPC deverão apresentar as linhas de conduta para a indústria da telefonia móvel a partir da segunda metade de 2004. De acordo com o anunciado, o MIPC pretende usar os standards de conectividade existentes, incluindo a tecnologia Bluetooth e a norma PictBridge.



"Quer as fotos sejam tiradas com um telemóvel de câmara integrada ou com uma máquina fotográfica digital, a HP reconhece a existência de procura crescente por normas que facilitem a impressão doméstica, tornando-a mais simples e conveniente", afirma Larry Lesley, vice-presidente da área de consumo de Impressão e Imagem da HP em comunicado. "A HP está apostada em ajudar a criar um standard para a impressão de fotografia móvel digital que vá ao encontro das necessidades dos utilizadores de telemóveis", garante.



A Strategy Analytics prevê que os telemóveis com câmara integrada representem 55 por cento da venda global de terminais em 2008, face aos 15 por cento registados em 2003. Paralelamente ao crescimento do número de telemóveis com tais características, prevê-se igualmente o aumento do número de fotografias tiradas.



A Gartner Dataquest diz acreditar que a maioria das imagens registadas com o telemóvel vai ser impressa em casa e que um consórcio como o MIPC irá com certeza ajudar a impulsionar os standards que darão ao consumidor soluções mais fáceis para a impressão das suas fotos digitais.



"O desenvolvimento de standards de comunicação para as imagens de telefones com câmara não irá apenas melhorar a facilidade de utilização para os clientes, mas também ajudar-nos a melhorar a qualidade da imagem das fotografias impressas", refere por sua vez Seiichi Hirano, director executivo da Divisão de Imagem e Informação da Epson.



A Canon, a Epson e a HP estiveram igualmente entre os líderes da imagem digital que propuseram a especificação industrial PictBridge, possibilitando a impressão de fotografias ligando directamente as câmaras digitais a impressoras sem recorrer ao PC. O MIPC pretende agora levar esse mesmo standard mais longe, endereçando a necessidade de uma tecnologia similar, unificada para uma impressão doméstica mais fácil das fotografias tiradas com o telemóvel.



Notícias Relacionadas:

2003-12-11 - Venda mundial de telemóveis cresce 5,8% em 2004

2003-09-07 - IDC prevê crescimento recorde do mercado de telemóveis em 2004