Uma avaria no hardware está a afectar as comunicações entre os hospitais do Centro Hospitalar de Lisboa Central - Estefânia, São José, Capuchos e Santa Marta - desde "o meio da manhã de hoje", confirmou ao TeK a porta-voz do centro hospitalar.

Às 16 horas a avaria no sistema de rede continuava a ser resolvida embora não houvesse ainda indicação de quando estaria normalizada a situação, disse a mesma fonte. A rede local e a Internet são afectadas pelo problema.

A falha está a afectar apenas as comunicações entre hospitais, não colocando em causa os cuidados prestados aos doentes, afirmou a responsável que também admitiu estarem a verificar-se alguns atrasos, porque os procedimentos habitualmente suportados na rede - receitas electrónicas, acesso ao histórico dos doentes, etc - têm de ser resolvidos manualmente.

Estes quatro hospitais servem cerca de 2,5 milhões de pessoas. De acordo com a informação apurada pela TSF, haverá consultas, análises e exames que não estão a ser feitos, sendo adiados para outros dias.