(Actualizada) As falhas do serviço começaram a meio da manhã, mas durante várias horas do dia de ontem o Skype não conseguiu garantir chamadas de Voz sobre IP (VoIP) aos seus clientes, naquela que já é considerada a maior falha de serviço da empresa desde 2007. O problema ainda não está totalmente resolvido.

O problema esteve relacionado com falhas nos servidores, ligados através de tecnologia peer-to-peer, e afectou grande parte dos 560 milhões de clientes registados em todo o mundo, impedidos de usar o Skype durante grande parte do dia. As queixas dos clientes entupiram os serviços, mas espalharam-se também pelas redes sociais.

A empresa conseguiu repor algumas ligações a meio da tarde, mas está ainda a investigar as causas da falha dos seus clusters de servidores, ligados através de tecnologia peer-to-peer. Vários destes supernodes terão ficado offline devido a um problema que afectou várias versões do Skype, o que impediu o software de recorrer a ligações alternativas para realizar chamadas de VoIP.

Parte da solução passou pela criação de mega-supernodes pela equipa de engenharia do Skype, como explica a empresa numa nota publicada no seu site.

Mas o regresso à normalidade está a ser lento, e a empresa estima que estejam apenas 5 milhões dos seus clientes online, o que corresponde a cerca de 30% do número normal a esta hora do dia.

Numa nota publicada no blog oficial, Peter Parkes pede desculpa aos utilizadores pela falha do serviço e salienta que o Skype Connect, dirigido a empresas, está a funcionar normalmente.

A quebra de serviço mostra a dependência que muitos utilizadores individuais têm do VoIP, mas acontece também numa altura pouco favorável, em que o Skype procura conquistar mais empresas como clientes, existindo também rumores de que poderá avançar com uma nova oferta pública para angariar mais mil milhões de dólares em 2011.

Esta não pode ainda ser considerada a maior falha de serviço do Skype, já que em 2007 esteve em baixo durante dois dias na sequência de um update do Windows que iniciou um restart massivo dos seus 220 milhões de utilizadores em todo o mundo. Mas na altura tinha menos de metade dos clientes que possui agora.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre a situação actual, que foi divulgada há minutos pelo Skype.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.