Mais uma vez, os atrasos no desenvolvimento e comercialização de terminais irá atrasar o desenvolvimento do HSDPA, a tecnologia de comunicação de dados que promete maior velocidade nas redes de terceira geração. Um estudo da Informa Telcoms & Media indica que ainda este ano deverão ser disponibilizadas algumas placas com a tecnologia mas que só em meados de 2006 devem surgir os primeiros telefones móveis com HSDPA.




Muitos operadores já comunicaram a sua intenção de implementar esta tecnologia nas suas redes 3G, permitindo comunicação de dados a velocidades que podem chegar a 14 Mbits. O HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) aplica diferentes modulações e codificação para garantir maior velocidade e está a ser promovida pelas maiores empresas de tecnologia móvel que já estabilizaram a tecnologia.



John Everington, analista sénior da Informa Telecoms & Media nota que precisamente depois de terem sido obrigados a atrasar repetidamente o lançamento comercial das redes 3G em 2003 e 2004 devido à falta de terminais, os operadores vão agora enfrentar o mesmo problema com o HSDPA.



Apesar de fabricantes como a Samsung, LG e NEC terem afirmado que iriam iniciar a comercialização de terminais com HSDPA no final de 2005, a chegada às lojas deverá acontecer em grande volume apenas a partir de meados de 2006, forçando os operadores a limitar o lançamento dos serviços apenas a utilizadores de placas.



A NTT DoCoMo já adiou por diversas vezes a data de lançamento do HSDPA, estando agora a previsão em meados de 2006. A O2 deverá lançar o serviço na Ilha de Man este Verão, enquanto o operador norte-americano Cingular Wireless pretende avançar ainda no final do ano de 2005, apesar da falta de terminais.

Notícias Relacionadas:

2005-02-28 - Serviços de Banda larga estratégicos para Sonaecom em 2005

2004-12-31 - Operadoras e fabricantes juntam-se no desenvolvimento de nova tecnologia de dados móvel