A FCCN disponibilizou online uma ferramenta informática de nome Speedmeter que permite aos utilizadores verificarem a velocidade de acesso à Internet, num determinado momento.
A partir do endereço http://speedmeter.fccn.pt os internautas poderão testar a largura de banda disponível entre um computador e o servidor do Speedmeter instalado na rede da FCCN. A ferramenta utiliza a capacidade do web browser de transferir ficheiros de um servidor Web utilizando o protocolo HTTP, explica a fundação.
Durante o teste, o Speedmeter dá instruções ao browser para fazer o download de diversos ficheiros de tamanho crescente até que o tempo de download seja suficiente para obter um valor fiável. Com base no tempo gasto para fazer a transferência do ficheiro pelo browser, o Speedmeter efectua os cálculos necessários para determinar a largura de banda que conseguiu usar para a transmissão do ficheiro.
A ferramenta foi disponibilizada "unicamente a título informativo", devendo o utilizador ter atenção "por forma a não considerar apenas os dados resultantes do Speedmeter numa possível avaliação que efectue sobre os níveis de qualidade de serviço do seu acesso Internet", salienta a FCCN num comunicado. Isto porque os prestadores de serviços divulgam os seus produtos no mercado medindo os débitos em bits por segundo.
Já os testes do Speedmeter são realizados ao nível da aplicação, com os resultados obtidos a respeitarem ao débito útil da ligação IP entre o browser utilizado e o servidor Web presente na FCCN e não ao débito físico real da linha, esclarece o mesmo documento.
Notícias Relacionadas:
2006-01-11 - FCCN quer chegar aos 100 mil endereços .pt em 2006
2005-01-13 - FCCN regista 10.765 novos domínios .PT em 2004
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários