Com o objectivo de reforçar os serviços de backbone da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, a FCCN lançou ontem um concurso público internacional no qual as empresas são convidadas a apresentar propostas até ao próximo dia 11 de Julho. O anuncio foi já publicado nos jornais Diário de Notícias e Público, tendo seguido igualmente para publicação na 3.ª série do Diário da República e no Jornal Oficial das Comunidades Europeias.

O contrato a assinar para prestação de serviços de comunicações electrónicas tem uma duração prevista de 12 meses, sendo o local de prestação de serviços os vários pontos do país onde funciona a RCTS.




A RCTS é a rede de investigação e ensino nacional, fornecendo à comunidade académica uma plataforma de comunicação para que investigadores, professores e alunos portugueses tenham acesso a uma rede privativa e específica para fazer face às exigentes necessidades desta comunidade.




A gestão da RCTS está a cargo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) que tem vindo a aumentar a capacidade desta rede de alto desempenho que liga as Universidades, Laboratórios de Estado, Institutos Politécnicos, Escolas, Museus e Bibliotecas.

Actualmente a RCTS é composta por dois nós principais, um em Lisboa e outro no Porto, aos quais se ligam as instituições de ensino superior e laboratórios do Estado. Existem ainda 15 nos secundários, com menor capacidade de débito, onde estão ligadas as rede das escolas, museus e bibliotecas.

Notícias Relacionadas:

2005-06-23 - RCTS já oferece 10Gbits entre Lisboa e Porto

2004-04-27 - FCCN abre concurso internacional para aquisição de fibra óptica para Rede Ciência

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.