Rodrigo Costa, director executivo da ZON Multimédia, assinou uma parceria alargada com Martin Varsavsky, fundador e director da FON, empresa gestora de uma comunidade de partilha de hotspots Wi-Fi privados, para a criação da maior rede Wi-Fi portuguesa, a ZON@FON Wi-Fi Community.




O objectivo da ZON Multimédia é massificar a actual oferta de redes Wi-Fi acessíveis, aproximando a rede Wi-Fi ZON@FON dos acessos internet de banda larga móvel, quer em questão de conveniência, quer em termos de acessibilidade generalizada, através da aplicação do modelo de partilha da FON.



A FON, financiada por investidores como a Google ou a Skype, entre outros, gere a maior rede internacional de Wi-Fi partilhada, para além de produzir e disponibilizar o software e serviços essenciais à manutenção da comunidade.



Os equipamentos da FON permitem que os utilizadores partilhem, com outros utilizadores, a sua ligação doméstica ou comercial à internet, via Wi-Fi, através da criação de duas redes sem fios independentes, uma delas segura e estanque, para utilização pessoal do utilizador que partilha, denominado Fonero, outra aberta, para utilização livre. Ao partilhar a sua ligação à internet, é conferida ao Fonero a possibilidade de aceder gratuitamente a todos os hotspots Wi-Fi FON do mundo.



Os hotspots Wi-Fi da FON podem ainda ser utilizados por utilizadores que não partilhem a sua ligação, denominados 'aliens', mediante pagamento. Nalgumas modalidades, os Foneros recebem, ainda, uma percentagem dos valores pagos pela utilização do seu hotspot.



A FON possui já acordos semelhantes com alguns fornecedores de acesso internet europeus, como a British Telecom ou a francesa Neuf Cegetel.



Com a assinatura do acordo entre a ZON Multimédia e a FON, todos os utilizadores ZON Netcabo passam a poder beneficiar, durante 6 meses, de acesso gratuito aos 2.500 hotspots FON já existentes em Portugal. Findos os 6 meses da experiência ZON@FON, os utilizadores poderão adquirir o equipamento necessário à manutenção do serviço, o router Wi-Fi La Fonera +, por cerca de 40 euros e a partir de Setembro, o ZON Home Media Gateway, um equipamento totalmente integrado, englobando todos os serviços ZON e a funcionalidade ZON@FON, por cerca de 50 euros.



O ZON Home Media Server incluirá algumas funcionalidades ZON@FON exclusivas, começando pela preservação da totalidade de largura de banda na rede pessoal do Fonero, sendo a largura de banda dedicada ao acesso público, cerca de 2 Mbps no período inicial, inteiramente independente.



Apesar de todos os serviços e produtos FON em Portugal assumirem a designação ZON@FON, os actuais utilizadores portugueses FON não serão afectados pela transição, mantendo-se as condições de utilização gerais da FON, independentemente do seu fornecedor de acesso internet, excepto as exclusivas ao ZON Home Media Server.



Notícias Relacionadas:

2008-07-14 - Portugal duplica pontos de acesso wi-fi em 3 anos

2008-05-06 - Zon Netcabo elimina limites de tráfego a partir dos 4 Mb