Os fornecedores de serviços de voz sobre Internet (VoIP) norte-americanos conseguiram um prolongamento de 30 dias para cumprirem as novas normas definidas pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) sobre a ligação ao serviço nacional de emergências, o 911.

Recorde-se que a FCC tinha definido que todos os utilizadores deveriam ser informados até hoje de que o serviço VoIP não garante identificação da sua localização ao número nacional de emergência. Após esta data o serviço de chamadas de Voz sobre Internet deveria ser desligado.

Dando resposta aos pedidos dos fornecedores de serviços VoIP, a FCC determinou agora que o envio de notificação e respectiva resposta de recepção por parte dos clientes se prolonga até ao próximo dia 28 de Setembro. Caso não exista resposta dos clientes, confirmando que tomaram conhecimento desta questão, a entidade deverá proceder ao corte do serviço.

Os últimos dados da FCC indicam que cerca de 1,5 milhões de utilizadores VoIP já foram notificados e fizeram a respectiva confirmação mas, outros 100 mil assinantes residenciais ainda não estão a par das regras de acesso ao E911. As empresas que fornecem os serviços de chamadas através da Internet alegam que este é um período de férias e pediram o prolongamento do prazo até 30 de Novembro, mas a FCC garantiu apenas mais 30 dias.

Na sequência de problemas com a impossibilidade de identificar a localização de utilizadores VoIP que tentavam ligar para o número nacional de emergência nos Estados Unidos a FCC definiu em Maio as novas regras, mas a sua aplicação tarda a entrar em efeito.

Notícias Relacionadas:

2005-05-23 - FCC obriga fornecedores de VoIP a melhorar acesso a número de emergência

2004-09-06 - Regulador de telecomunicações britânico apresenta regras para VoIP

2003-12-03 - Regulador americano pondera regulamentação da VoIP

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.