A França começou as suas operações comerciais do 5G neste início de dezembro, com três operadoras a oferecem serviços num conjunto de cidades. A operadora com a maior cobertura no momento é a Bouygues Telecom que está presente em 20 municípios desde o dia 1 de dezembro: Lyon, Nice, Montpellier, Reims, Le Havre, Toulon, Dijon, Villeurbanne, Le Mans, Aix-en-Provence, Boulogne-Billancourt, Metz, Saint-Denis, Argenteuil, Rouen, Versalhes, Montreuil, Nancy, Avignon e Cannes passam a ter cobertura 5G pela empresa.

A Bouygues Telecom tem como objetivo oferecer cobertura em todo o país até ao final de 2021. Para já, está na fase de desenvolvimento nas faixas de 3,5 GHz e 2,1 GHz.

A Orange France começou a oferecer o seu serviço comercial desde o dia 3 de dezembro em 15 municípios, incluindo Nice, Marselha, Le Mans, Angers e Clermont Ferrand. A operadora quer estar presente num total de 160 municípios até ao final do ano, na faixa de 3,5 GHz.

Por fim, a operadora SFR começou, para já, as suas operações 5G na cidade de Nice, num alcance de 50% da sua população. A empresa prevê uma cobertura de 80% nas próximas semanas. Até ao final do ano quer estar presente em 120 municípios franceses, com aglomerados em Bordéus, Marselha, Montpellier, Nantes, Nice e Paris.

Segundo o Observatório Europeu 5G, o leilão francês para as frequências de 3,4-3,8 GHz, que acabou no dia 1 de outubro, resultou em 2,8 mil milhões de euros. A Orange foi a que mais investiu com 854 milhões por um total de 90 MHz, a SFR pagou 728 milhões em 80 MHz e a Bouygues Telecom e a Free Mobile investiram cada uma 602 milhões em 70 MHz.

Entre as obrigações do leilão, as operadoras têm até ao fim de 2022 para fazer a cobertura em 3.000 locais, 8.000 em 2024 e 10.500 no fim de 2025. E até ao fim de 2022, pelo menos 75% das coberturas devem oferecer velocidades mínimas de 240 Mbps.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.