O presidente do conselho de administração da France Télécom, Thierry Breton, anunciou ontem o início da terceira fase do plano "Haut Débit pour Tous", através da qual a operadora pretende oferecer serviços de Internet de banda larga à totalidade das empresas francesas.



Nesta terceira fase da iniciativa, que decorre até 2007, a France Télécom irá construir 300 mil kms em infra-estrutura de fibra óptica - que se somam aos cerca de dois milhões de kms já existentes - para cobrir os 2.000 parques empresariais e industriais existentes na França, sede para 120 mil companhias de pequena a grande dimensão.



A tecnologia proporcionará às empresas alojadas naqueles parques acesso, a muito curto prazo, a capacidades de 100 Mbps e de 1 Gbps no caso das empresas localizadas nas 20 maiores cidades francesas, explica a operadora em comunicado.



O "Haut Débit pour Tous" foi iniciado em Junho de 2003, tendo conhecido uma segunda fase em Janeiro deste ano, quando ao programa se juntou uma outra iniciativa, a "Départements Innovants", que consistiu no estabelecimento de parcerias com a grande maioria das delegações administrativos do país na área da banda larga. Ao todo foram assinados 70 acordos, possibilitando à operadora de telecomunicações alcançar o objectivo de disponibilizar a tecnologia a 90 por cento da população do país até ao final do corrente ano. A cobertura será aumentada para os 96 por cento até Dezembro de 2005.



A terceira fase do programa representa um investimento adicional de 250 milhões de euros para o período 2005-2007, valor que fará subir o investimento total da France Télécom em banda larga para aproximadamente mil milhões de euros, e para mais de três mil milhões em infra-estrutura de rede.



Notícias Relacionadas:

2003-06-11 - France Télécom investe 600 milhões de euros para alargamento de acesso ADSL