A France Telecom anunciou o arranque de um piloto de banda larga que vai levar Internet de alto débito, através de fibra óptica, a casa dos seus clientes.



Para já apenas 100 clientes do incumbente francês vão poder desfrutar de serviços suportados na nova infra-estrutura de FTTH - Fiber to The Home, mas a prazo o objectivo é estender a cobertura a um leque mais vasto de clientes.



A operadora já construiu 100 quilómetros de fibra, estando a usar uma nova tecnologia designada GPON (Giga Passive Optical Network) que permite uma velocidade de download de 2,5 Gbits.



Os clientes que pretendam aderir terão de pagar pelo serviço 70 euros mensais que dão direito a Internet, televisão e telefone, tudo incluído numa tarifa plana e já com instalação.



Recorde-se que ainda recentemente também a PT anunciou a intenção de avançar com fibra óptica até casa dos clientes e aumentar significativamente as larguras de banda oferecidas.



O incumbente português espera avançar neste sentido num espaço de dois a três anos, embora reconheça que é necessário introduzir condições regulatórias mais favoráveis para o fazer.



Também na Alemanha e em Espanha os operadores incumbentes têm planos idênticos.



Notícias Relacionadas:

2006-07-18 - PT quer garantir fibra óptica em casa dos clientes nos próximos 2 a 3 anos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.