As ligações de dados de banda larga em França já contam com mais de 260 mil clientes, anunciou a France Télècom que revelou também que mais de cinquenta por cento das suas linhas da rede fixa suportam a tecnologia ADSL. O número de ligações telefónicas registadas em França é de 15 milhões e a empresa histórica de telecomunicações francesa espera chegar aos 500 mil clientes ADSL até ao final de 2001.



O investimento previsto na tecnologia ADSL pela France Télècom é de 450 milhões de euros (90,2 milhões de contos) em três anos. Com este a empresa espera conseguir que até ao final de 2002 cada dois em três franceses tenha possibilidade de instalar uma ligação de banda larga sobre a linha telefónica de cobre.



O investimento tecnológico é acompanhado por um plano de comunicação intenso, estando previstos investimentos de 7,5 milhões de euros (1,5 milhões de contos) em publicidade para dar a conhecer os serviços.



Para o público a oferta de ADSL do grupo France Télècom passa pelo Wanadoo eXtense e o Netissimo. O primeiro exige uma ligação à Wanadoo e inclui já o modem, o acesso ao serviço ADSL e 30 minutos de assistência telefónica. No caso do Netissimo tem apenas a instalação da ligação ADSL, permitindo ao cliente optar pelo fornecedor de acesso que este desejar.



Em Portugal a Telepac foi o primeiro ISP (Internet Service Provider) a avançar com uma solução ADSL, limitada à disponibilidade da rede da Portugal Telecom. Entretanto também a Oni e a Novis estão a fornecer acessos a empresas e particulares com a tecnologia ADSL (veja Notícias Relacionadas).

Notícias Relacionadas:

2001-07-24 - Novis apresenta o serviço de ADSL a lançar depois do Verão

2001-07-01 - Entrevista: Netfast com balanço positivo

2001-06-26 - Oni apresenta soluções ADSL

2001-06-27 - Telepac ainda não altera oferta do Netfast