Depois da France Télécom e da Microsoft terem assinado um acordo no passado dia 29 de Junho, as empresas desvendaram duas das iniciativas previstas. O campo de acção do acordo havia sido a criação de serviços interactivos para terminais, assim como produtos e serviços que permitissem a convergência entre telefones fixos e móveis dirigidos a clientes particulares e empresas.

O primeiro projecto centra-se no desenvolvimento de uma plataforma de próxima geração que incorpora serviços de voz, vídeo e dados. Esta plataforma, baseada no Microsoft Connected Services Framework, será fundamento para a construção e administração de serviços complexos que usem uma arquitetura de serviços orientados (SOA) e interfaces de serviços Web.

O segundo projecto desvendado é uma colaboração conjunta baseada em serviços VoIP desenvolvidos pela France Télécom e pelo software da Microsoft. Trata-se do LivePhone, o primeiro Smartphone WiFi de banda larga direccionado ao segmento de Lar, e o Homezone, um serviço que usa um tecnologia GSM/ WiFi de voz sobre IP suportado num Smartphone baseado na plataforma Windows Mobile.

A companhia francesa realçou que com esta aliança leva adiante a sua estratégia de operação integrada, concentrada no desenvolvimento de "novos e inovadores serviços integrados", na vontade de ser líder no sector e oferecer os melhores serviços possíveis aos clientes multiplicando os recursos, projectos compartilhados e as ofertas.

Ambos os telemóveis de voz sobre IP serão construídos usando a indústria Session Initiation Protocol (SIP), salientendo-se que o Homezone será compatível com o Unlicensed Mobile Access(UMA), a tecnologia promovida pela France Télécom.

Notícias Relacionadas:

2005-06-14 - France Télécom reforça posição na Sonaecom e realinha parceria estratégica

2005-06-07 - AT&T & Microsoft em aliança para serviços e soluções avançados de IP

2005-04-30 - Cisco adquire empresa de produtos para VoIP