A France Télécom anunciou hoje o lançamento do MaLigne, um serviço que engloba transmissão televisiva, acesso à Internet e telefone, tudo por linha telefónica. Inicialmente disponível para a cidade de Lyon, o serviço será alargado à restante região parisiense no decorrer da Primavera de 2004, abrangendo posteriormente outras grandes cidades francesas.



Baseado em tecnologia xDSL, o MaLigne TV tem um custo associado de 16 euros por mês e compreende um pacote all-in-one directamente ligado à linha telefónica, o acesso ao pacote básico de canais TPS L e o acesso a um conjunto alargado de filmes e programas televisivos em regime on demand.



Em oferta promocional de lançamento, o acesso ao serviço será gratuito durante dois meses, informa a France Télécom em comunicado. Segundo a operadora, o MaLigneTV pode ser subscrito a partir dos grandes espaços comerciais franceses ou nas suas lojas, sendo a sua activação instantânea a partir do momento que o equipamento é ligado.



Referindo-se à introdução da característica on demand, Thierry Breton, presidente e director executivo da France Télécom, afirma que esta é uma forma completamente nova de olhar para a televisão, num serviço extremamente simples "pois os clientes só têm de ligar o sistema à sua linha telefónica".



Para a implementação do novo serviço, a France Télécom contou com vários parceiros da indústria, nomeadamente, com a Alcatel no equipamento DSLAM, com a SAGEM para os descodificadores e com a Thalès, para a plataforma de gestão do serviço.



O MyLigne TV está assente numa arquitectura end-to-end dedicada - desde a plataforma de serviço ao descodificador - "que permite assegurar a qualidade de serviço indispensável à difusão e distribuição de programação on demand", explica a operadora.



A operadora francesa assegura também a segurança e os direitos técnicos graças ao seu sistema de controlo de acesso Viaccess e à identificação do terminal e da linha.



Notícias Relacionadas:

2003-11-17 - Fotografia e imagem no centro da estratégia da France Télécom