Depois do reposicionamento dos projectos Estrela e Girassol em Abril , a Portugal Telecom, através da sua fundação, e a Qualcomm apoiam agora um programa de reabilitação para cidadãos com necessidades especiais em 23 unidades hospitalares.

O Bola de Neve conta com a parceria da Direcção-Geral de Saúde (DGS), que ajudou à selecção das unidades hospitalares, visando “garantir uma maior cobertura nacional e assegurar a existência de técnicos, nomeadamente nas áreas da terapia da fala, educação, psicologia e/ou enfermagem, preparados para dominar as tecnologias móveis contempladas no novo projecto”, refere a operadora num comunicado.

Segundo a PT, cada unidade hospitalar será equipada com material tecnológico adequado às suas necessidades específicas. A avaliação técnica dos doentes será feita em articulação com os cerca de 80 Núcleos para a Inclusão Digital, instalados pela Fundação PT em todo o país.

Com o Bola de Neve os seus promotores pretendem contribuir para a melhoria das condições de habilitação e reabilitação dos doentes internados nas unidades de saúde, designadamente nos programas terapêuticos de desenvolvimento de competências, de avaliação ou de treino de pessoas com deficiências e incapacidades, ou ainda na fase de reabilitação de pessoas com limitações das funções neuro-motoras ou da fala.

De forma idêntica ao que aconteceu com o Estrela e o com o Girassol, o novo projecto inclui a disponibilização de smartphones, computadores portáteis equipados com tecnologia wireless, software e hardware, especialmente concebidos para os destinatários do programa Bola de Neve .