Foi assinado entre o Ministério da Administração Interna (MAI), a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Vodafone Portugal um acordo de extensão do sistema Táxi Seguro aos veículos de transporte licenciados pelo município de Lisboa.



O sistema de segurança visa proteger os condutores de táxi das ameaças a que estão sujeitos diariamente e foi desenvolvido pela Fundação Vodafone em parceria com o MAI e com as autoridades policiais da PSP.



No âmbito do acordo, a fundação tutelada pela operadora vai oferecer a duas centenas de táxis da capital o valor do equipamento a instalar nas viaturas, assim como a formação necessária a todos os taxistas aderentes.



Por sua vez, o MAI e a Câmara Municipal de Lisboa comparticipam a compra do equipamento a instalar nos restantes táxis em 60 por cento, ficando a cargo de cada proprietário o pagamento dos restantes 139 euros (mais IVA) por equipamento.



O sistema Táxi Seguro é suportado pelas tecnologias GSM e GPS e permite que as forças de segurança detectem a localização dos condutores a partir do momento em que estes accionam o sistema de alerta. A solução permite ainda que as autoridades escutem o som do interior do veículo.



A plataforma contou com um investimento de 650 mil euros por parte da Fundação Vodafone e já está em funcionamento desde 2006 em mais de mil viaturas de Lisboa e do Porto.




Notícias Relacionadas:

2006-09-26 - Fundação Vodafone colabora no ensino de jovens com pais itinerantes

2004-06-28 - Fundação Vodafone Portugal apoia vigilância e combate a incêndios