
A Constellation Technologies & Operations (CTO) tem planos para desenvolver uma nova constelação de satélites, concebidos para operarem em órbita muito baixa, que darão às operadoras de telecomunicações a possibilidade de disponibilizarem serviços de Internet a alta velocidade e baixa latência a partir do Espaço.
A startup francesa avança agora com o lançamento do seu primeiro módulo de teste, chamado J-1, que foi integrado na plataforma de satélites ION da D-Orbit. A CTO avança que o lançamento está marcado para hoje, dia 20 de junho, a partir do Cabo Canaveral, na Florida.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Segundo a empresa, o objetivo passa por demonstrar o uso da tecnologia de ondas milimétricas do espectro do 5G (5G mmWave) para transmissões de dados a alta velocidade e baixa latência via satélite.
Segundo Charles Delfieux, CEO da startup, o lançamento afirma-se como o primeiro passo para concretizar a visão da CTO, que passa por “construir uma nova estrutura baseada no Espaço, neutra e operada diretamente pelas operadoras de telecomunicações, permitindo o acesso a Internet a alta velocidade em qualquer parte do mundo”.
Citado em comunicado, o responsável afirma que este é também um “marco importante para a autonomia europeia e para a transformação sustentável do sector das telecomunicações”, realçando que “o Espaço é a próxima fronteira para as operadoras”.
Ainda em maio, a CTO assinou um novo memorando de entendimento com a Agência Espacial Europeia (ESA) para a realização de experiências na órbita baixa da Terra, incluindo o lançamento do módulo de teste J-1.
Como parte do acordo, a CTO e a ESA vão realizar em conjunto testes em órbita da tecnologia 5G mmWave, partilhando conhecimento, recursos e infraestruturas para maximizar o impacto científico e operacional das iniciativas desenvolvidas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Precisa de renovar o Cartão de Cidadão? Já o pode fazer na app gov.pt -
Site do dia
Sabe onde foram gravados os seus filmes favoritos? Com o CineMapper pode descobrir -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários