A Genie, a divisão de negócios para a Internet móvel da mmO2 – ex-BT Wireless, a unidade para a área móvel da British Telecom – lançou no final da semana passada um serviço para Internet sem fios de instant messaging - IM.



De acordo com dados divulgados no site oficial da empresa, o serviço, denominado Genie IM, permite aos seus utilizadores "conversar" em tempo real via texto e através dos seus telemóveis ou PCs – de salientar que até à data apenas os utilizadores de computadores pessoais podiam usufruir do IM.



O Genie IM pode ser utilizado através de equipamentos sem WAP, usando o SMS e de momento encontra-se disponível, gratuitamente nos primeiros três meses, para clientes BT Cellnet - a divisão de operações no Reino Unido da mmO2 - através do seus telefones GSM e de utilizadores de outras redes móveis. Para o final do ano espera-se que o serviço seja alargado a outras filiais da mmO2 na Alemanha, Holanda e Irlanda – quando entrar no mercado irlandês este será o primeiro na Europa a suportar serviços concorrenciais de IM móvel entre a Genie e a AirCell.



Segundo a empresa trata-se do primeiro serviço desta natureza a ser lançado no Reino Unido e para breve espera-se já a realização de algumas experiências de multimedia messaging services – MMS –, que proporcionam a possibilidade de enviar e receber texto, som, imagens e vídeo numa única mensagem.



A mmO2, a primeira empresa a lançar o GPRS comercial, acaba assim de inaugurar o serviço Genie Instant Messaging que embora não limitado aos clientes GPRS vai, segundo a empresa, funcionar como um impulsionador para o aumento de tráfego neste sector.



Este período de experimentação vai permitir à empresa fornecedora de sistemas IM, OpenWave Systems, testar o seu software de IM. Ainda existem alguns pormenores a resolver no modo como o IM chega até uma rede móvel, nomeadamente, a melhor maneira de identificar a presença de um terminal numa comunidade IM móvel, e como entregar a mensagem a um cliente tendo em conta o estado da sua ligação.



Na realidade, o utilizador IM não vai estar sempre contactável. Um utilizador poderá estar ligado à rede, mas não disponível para um diálogo, e se o mesmo utilizador estiver ligado através de uma rede GPRS acresce o problema de lidar com a natureza dinâmica de uma morada IP. A Genie está assim entre os primeiros a suportar as especificações de instant messaging da iniciativa Wireless Village reveladas no início da semana passada.


Notícias Relacionadas:

2002-02-13 - Wireless Village divulga especificações para comunicações sem fios
2001-10-09 - BT desiste da divisão de actividades na área da rede fixa

2001-09-05 - BT Wireless muda de nome para mmO2

2001-05-10 - British Telecom divide-se em duas