Várias empresas ligadas à tecnologia juntaram-se para criar a Wireless Gigabit Alliance, uma iniciativa que pretende promover um novo standard para o wireless.

O WiGig será 10 a 20 vezes mais rápido do que o WiFi, alcança uma velocidade de até 1 Gbps e permite descarregar rapidamente ficheiros pesados, nomeadamente vídeo de alta definição, refere a associação.

O alcance será contudo menor do que o WiFi, já que a nova norma abrangerá apenas o espaço de uma sala, podendo talvez estender-se a um espaço contíguo.

O futuro standard utiliza um espectro de 60 GHz, sendo capaz de transferir dados a 6 Gbps, o que quer dizer que pode descarregar o conteúdo de um DVD em 15 segundos.

A especificação proposta por empresas como a Intel, Microsoft, Dell, Nokia e Panasonic vai concorrer com outras tecnologias já anunciadas para o mercado wireless de transmissão vídeo, como a WirelessHD, promovida pela SiBEAM, e a WHDI, criada pela Amimon, embora a Wireless Gigabit Alliance garanta que a WiGig tem "objectivos maiores".

"A WiGig pretende ligar não apenas televisores, mas também telefones móveis, câmaras de vídeo e computadores", salientou Ali Sadri, presidente da associação e executivo da Intel, citado pela Associated Press.

A especificação para dispositivos compatíveis deverá estar pronta até ao final do ano, com as provas de fiabilidade a terem início de imediato, de modo a garantir que a nova norma funcione correctamente nos produtos a que se destina.