O serviço Latitude da Google já foi portado para a plataforma Android e chega agora ao iPhone, mas através da loja de aplicações e não como ferramenta nativa. Aparentemente a Apple quis evitar confusões com o a ferramenta de mapas.

Tal como outros serviços de localização, o Latitude permite identificar num mapa a localização geográfica dos amigos e contactos, enviando mensagens para combinar encontros.

Disponível para plataformas móveis Windows Mobile e Symbian desde o início do ano, o serviço "saltou" para o Android no mês passado, e chega agora ao iPhone, mas não de forma simples.

A Apple recusou a ideia de que o serviço poderia ser uma ferramenta nativa do telefone, pedindo que o Latitude se transformasse numa aplicação web para evitar confusões com o Mapas do iPhone, que já usa a plataforma da Google, escreve Mat Balez, gestor de produto Google Mobile no blog.

A principal limitação desta opção é o impedimento do Latitude funcionar em background, ao contrário do que acontece noutras plataformas.