O regime liderado por Raul Castro anunciou que os cubanos, a partir de agora, são livres de adquirir um telemóvel, um direito que era exclusivo dos funcionários do governo e dos turistas que se deslocavam para aquele país.
A notícia avançada pela companhia nacional de telecomunicações ETECSA marca uma das primeiras medidas adoptadas pelo novo presidente desde que este assumiu a posição do seu irmão, Fidel Castro, na liderança de Cuba.
Em nota oficial à imprensa, é referido que "a partir do processo de alteração actual, a ETECSA está em condições de oferecer à população um serviço de telefonia móvel que se formalizará mediante um contrato pessoal na modalidade pré-paga".
O comunicado informa ainda que nos próximos dias "informar-se-á a população de todos os procedimentos para as alterações da titularidade dos cidadãos cubanos que até à data adquiriram os contratos de forma indirecta e o inicio dos novos contratos às pessoas naturais de Cuba que estão interessadas".
A "forma indirecta" refere-se aos cubanos que adquiriram telemóveis utilizando um nome de um cidadão estrangeiro ou de outra pessoa autorizada, um método fortemente adoptado nos últimos anos dadas as restrições impostas pelo governo.
O regime cubano informa ainda que o novo serviço será prestado em CUC (peso convertible), a moeda nacional que circula conjuntamente com a unidade monetária comum, o peso, utilizado para comprar bens que não sejam de luxo. (1 CUC equivale aproximadamente a 0,70 euros)
Notícias Relacionadas:
2008-02-07 - Utilização de telemóveis contribui para diminuição do fosso digital
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
DOOM: The Dark Ages é uma prequela da série passada num ambiente medieval negro -
App do dia
Já não consegue acompanhar o ritmo da sua agenda? Long Ago lembra-se de tudo por si -
Site do dia
Transforme o Chrome com novas ferramentas e widgets com a extensão Dashy -
How to TEK
Já pode pedir resumos de vídeos do YouTube ao Copilot. Conheça as novidades que chegaram ao Edge
Comentários