O ministro da ciência e tecnologia Josep Piqué anunciou que o Governo espanhol avançará com a liberalização das telecomunicações promovendo, entre outras iniciativas, a consolidação e a concentração empresarial dos operadores de telefonia fixa alternativos à Telefónica.



O ministro considera que a situação actual do mercado de telecomunicações espanhol "não é satisfatória", porque ,embora o mercado tenha beneficiado do lançamento de novos serviços e da descida das tarifas, o operador dominante continua a manter a sua quota do mercado doméstico de telefonia fixa entre os 85 por cento e os 90 por cento. A Retevisión, a operadora alternativa com mais importância, chega apenas a quatro por cento do mercado e existem ainda a Jazztel e a Uni2, da France Telecom.



Citado pela imprensa espanhola, Josep Piqué terá dito que o número de operadoras existentes é importante para um mercado liberalizado, mas onde os protagonistas possam competir realmente. "É necessário reflectir sobre o número de operadores alternativos à Telefónica, no sentido de poder avançar para a concentração empresarial. Não se trata apenas de existir um grande número de operadores, mas de assegurar a real competição entre os mesmos", afirmou.



Paralelamente, o Governo espanhol está a proceder a uma revisão do sistema de preços máximos da Telefónica, que servem de referência ao sector, com o objectivo de estabelecer margens suficientes que permitam desenvolver o mercado.



Para Piqué, o sistema de preços máximos teve bons resultados nas tarifas, tanto no que diz respeito às chamadas internacionais como inter-regionais e regionais, ainda que o mesmo não tenha acontecido com as chamadas locais, embora estas tenham mantido níveis razoáveis, já que haviam partido de um nível muito baixo.



Notícias Relacionadas:

2002-08-19 - CMT recusa pedido de recurso de Telefónica

2002-07-19 - Regulador espanhol limita poder comercial da operadora Telefónica

2002-01-30 - CMT reforça iniciativas para a abertura do lacete local da Telefónica em Espanha