O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, vão estar hoje no Porto para visitar dois investimentos dos operadores PT e Zon. No caso da Zon a visita não está relacionada com a rede da empresa mas sim com um centro de atendimento no Porto.

A Sonaecom e a rede que a DST está a instalar no Porto ficam de fora da agenda. Segundo o Jornal de Negócios, a justificação é a falta de agenda para a visita à operadora do grupo Sonae, a primeira a lançar um acesso comercial sobre fibra.

Os mesmos governantes dedicam também parte de terça e quarta feira às Redes de Nova Geração, consideradas como um dos pilares da estratégia de recuperação económica do Governo, definida em meados do ano passado.

Amanhã vão estar em Góis onde será lançado o concurso para levar as Redes de Nova Geração às comunidades rurais, uma das apostas do Governo e da Comissão Europeia.

Para quarta feira está prevista a divulgação de um "cluster" industrial ligado à fibra óptica, mas também o lançamento oficial de uma linha de crédito com o BEI e alguns bancos comerciais portugueses.

A par destas iniciativas governamentais a PT deverá também anunciar hoje uma parceria com a Cabelte, uma produtora portuguesa de fibra óptica, cuja assinatura deverá ter decorrido na sexta-feira passada, segundo o Jornal de Negócios.