Foram hoje publicados no Jornal Oficial da União Europeia a lista de domínios que os vários Estados Membros decidiram reservar para sua utilização exclusiva sob o endereço de topo .eu. O Governo Português reservou o nome de Portugal em algumas línguas da UE mas também os nomes das regiões e capitais de distrito.



Alguns países foram mais comedidos em termos de reserva de nomes, como o Luxemburgo que garantiu para seu uso apenas três versões da sua designação, mas a tendência geral foi para a reserva da designação do país nas várias línguas comunitárias e ainda das referências às cidades e regiões, à semelhança do que foi feito por Portugal.



De acordo com explicação de Pedro Veiga, presidente da FCCN, ao TeK, os nomes foram pedidos e reservados pelo Governo Português através da UMIC.



A FCCN é a entidade responsável pela gestão do domínio de topo .pt, referente a Portugal, através do DNS.pt. Actualmente existem mais de 75 mil endereços registados em .pt.



Recorde-se que depois de vários atrasos o início do período de registos no domínio de topo .eu (para a Europa) tem início previsto para dia 7 de Dezembro, mantendo-se até Abril limitado a quem já detém uma marca registada na Europa. A partir de Abril de 2006 o registo será aberto ao público.

Notícias Relacionadas:

2005-10-06 - Domínio .eu com data de arranque marcada para 7 de Dezembro

2005-01-13 - FCCN regista 10.765 novos domínios .PT em 2004