Avança no próximo ano uma reformulação da linha de emergência 112 para uma estrutura tecnologicamente mais avançada e capaz de suportar novas funcionalidades. O novo call center já tem verbas reservadas no Orçamento de Estado para 2008 e permitirá montar uma estrutura com capacidade para atender em várias línguas, mais segura e flexível na integração das várias entidades envolvidas no processo de socorro, explica o Jornal de Notícias que avança a informação na sua edição de hoje.



De acordo com o jornal, o novo investimento terá como objectivo superar dificuldades que os investimentos recentes na redundância da rede e em funcionalidades de geolocalização não resolveram. Recorde-se aliás que esta última área valeu a Portugal um processo em Bruxelas, entretanto arquivado com o cumprimento da obrigação de identificar a localização dos autores das chamadas para o serviço.



O "aumento das capacidades linguísticas dos centros de atendimento", "criação de centros integrados que reúnam todos os serviços" e o fornecimento a todas as entidades envolvidas no processo da "localização da pessoa que efectua a chamada" são os principais objectivos desta anunciada reforma do 112.



A nova estrutura vai permitir centralizar um call center que reuna pessoal oriundo da PSP, GNR e Autoridade Nacional de Protecção Civil, articulado com o Ministério da Saúde. Hoje existe uma rede de atendimento dispersa pelo país atendida por polícias que reencaminham as chamadas para o INEM.



A questão da localização das chamadas recebidas, resolvida para responder ao processo europeu, será também alvo de melhorias com a nova reestruturação. Vão ser criados mecanismos mais eficientes para detectar a localização das chamadas automáticas feitas automaticamente por uma vítima sinistrada, um sistema que será cada vez mais comum depois de 2009, altura em que passará a integrar todos os veículos novos.



Entre os exemplos que inspiram Portugal estão Espanha e Suécia, admitiu ao jornal José Magalhães, secretário de Estado da Administração Interna.



Notícias Relacionadas:

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.