A eléctrica espanhola Iberdrola e o Governo regional espanhol de Castilla e La Mancha assinaram hoje um acordo de cooperação que prevê a extensão do recém inaugurado serviço de banda larga da Iberdrola àquela comunidade autónoma durante o primeiro trimestre de 2004.



A Iberdrola não é a primeira eléctrica espanhola a investir nesta tecnologia que faz uso da rede eléctrica, conhecida por Power Line, mas o contrato agora assinado com o Governo regional representa um importante avanço nas áreas cobertas com a tecnologia no país. O plano de cobertura foi delineado em conjunto pelas duas entidades e define zonas de interesse designadas pelo governo regional espanhol. Estes objectivos serão supervisionados por uma comissão de acompanhamento criada para o efeito.



A primeira fase do projecto está já em marcha e prevê que a Iberdrola sujeite a tecnologia a um primeiro teste de fiabilidade. Este teste é efectuado através de 30 computadores instalados num Instituto académico em Toledo e permite perceber as vantagens do uso da tecnologia e da sua eventual extensão a toda a região.



Segundo o Europa Press, o objectivo do Governo regional é desenvolver a Sociedade da Informação, mantendo uma posição de liderança entre as diferentes regiões da União Europeia e ajudando simultaneamente as empresas com sede na região a tornarem-se mais competitivas e desenvolverem competências na área da alta tecnologia.



A Iberbrola lançou o Power Line em Outubro para um mercado potencial de 30 mil clientes localizados em algumas zonas madrilenas. Segundo a empresa, garante-se uma velocidade de 600 kbps por 39 euros mensais, ou 10 kbps por 24 euros, sem despesas de instalação e com mensalidade gratuita no primeiro mês.



O Power Line foi usado pela primeira vez há cerca de vinte anos, mas a falta de qualidade do serviço afastou a sua possível massificação. Nos últimos anos têm-se feito alguns progressos e a busca de acessos alternativos à Internet de banda larga motivaram um reforço dos investimentos nesta área. Mesmo ao nível da Comissão Europeia estão actualmente a ser financiados alguns projectos nesta área para comprovar a viabilidade da tecnologia cuja infra-estrutura está já montada.



Notícias Relacionadas:

2003-02-10 - Estados Unidos testam banda larga em rede eléctrica