A IBM e a RIM anunciaram uma parceria que vai juntar as duas empresas no desenvolvimento de soluções para a linha de equipamentos da fabricante, a Blackberry.

Em comunicado, as empresas explicam que o objectivo é criar funcionalidades e desenvolver ferramentas da plataforma Lotus para a solução de comunicações móveis da RIM.

A parceria tem como prioridade o desenvolvimento de aplicações que facilitem a partilha de informação e os contactos em tempo real.

Na Lotusphere, esta semana, serão mostradas as primeiras orientações do trabalho entre as duas empresas. Entre as apresentações previstas estão temas como o acesso móvel a formatos open source, baseado no documento IBM Lotus Symphony ou o reforço das funcionalidades de conexão da IBM Lotus para acesso a eventos, blogues ou comunidades virtuais.

No segundo trimestre deste ano deverão surgir no mercado os primeiros resultados da parceria.

Dados do Institute for Business Value da IBM revelam que já em 2011 existirão mil milhões de utilizadores de telemóvel em todo o mundo e que, ao longo da próxima década, terá lugar uma mudança significativa na forma como a maioria das pessoas interagem com a Internet.