Entrou ontem em funcionamento a primeira rede de terceira geração móvel na Europa, mais propriamente na Ilha de Man, onde o operador local Manx Telecom, uma subsidiária da mmO2, ex-BT Wireless, iniciou finalmente o período de teste aos serviços.



Construída em parceria com a Siemens e a NEC, a rede de 3G mencionada consiste actualmente em 24 transmissores que cobrem 85 por cento dos 76 mil habitantes desta pequena ilha de 48 km por 16 km. Segundo os responsáveis da Manx Telecom, durante o período de teste a utilização dos serviços estará limitada a um número reduzido de pessoas, estando a data de disponibilização geral dependendente da existência de dispositivos em quantidade suficiente - facto que poderá acontecer só no fim de 2003.



Este período de testes agora iniciado foi antecedido de outras experiências à rede 3G da Manx Telecom: a 15 de Maio passado foi efectuada a primeira chamada de voz através da rede, seguida a 27 de Junho da realização da primeira chamada de vídeo e no mês seguinte, da primeira chamada de dados (ver Notícias Relacionadas).



Os operadores de telecomunicações esperam que a existência de redes de terceira geração conduza a um aumento considerável das receitas relativas às comunicações de dados, à medida que os subscritores fizerem downloads ou jogarem através do seu telemóvel, por exemplo.



A mmO2 acredita que este período de testes será de grande utilidade para determinar quais as melhores aplicações para as redes europeias de terceira geração. "É provável que venham a existir umas 20 killer applications' diferentes", segundo declarações de Chris Hall, director geral da Manx Telecom.



A construção das redes de terceira geração da mmO2 está avaliada, segundo a ZDNet UK, em 4 mil milhões de libras (1,2 mil milhões de contos ou 6,3 mil milhões de euros), um esforço financeiro que a empresa espera ver abatido em 1,2 mil milhões de libras (384 milhões de contos ou 1,9 mil milhões de euros) através dos acordos de partilha de rede com a Deutsche Telekom e a KPN Telecom.



Notícias Relacionadas:

2001-07-04 - NTT confirma lançamento comercial de 3G em Outubro


2001-06-12 - British Telecom e Deutsche Telekom fazem parceria para redes de UMTS

2001-05-14 - Ilha de Man atrasa lançamento de serviços 3G