Nesta altura reduzido a pontos críticos, o incêndio florestal que deflagrou na região de Ática, na Grécia, desde sábado, teve chamas a atingirem bairros dos subúrbios de Atenas, forçando à evacuação de milhares de residentes e lamentavelmente causando uma morte e ferindo 66 pessoas.

A situação agravou-se devido aos fortes ventos e às altas temperaturas, tornando o combate ao fogo ainda mais desafiador.

A imagem em destaque mostra os incêndios em redor de Atenas a 12 de agosto de 2024, registadas pela missão Copernicus Sentinel-2. Foi processada de uma forma que evidencia a vegetação em vermelho, enquanto as áreas queimadas podem ser vistas a preto. A área afetada estimada excede os 100 quilómetros quadrados.

Veja esta e outras imagens da missão Copernicus Sentinel-2 na galeria

Em resposta à situação, o Serviço de Gestão de Emergências Copernicus foi ativado, fornecendo mapeamento rápido para avaliar os danos, destaca a ESA.

Os bombeiros enfrentaram uma frente de fogo que se estendeu por 30 quilómetros, com as  chamas por vezes a alcançarem os 25 metros de altura, em algumas situações.

O esforço de contenção chegou a envolver mais de 700 bombeiros, 27 equipas de comando, 199 veículos e 35 meios aéreos, incluindo 17 aviões e 18 helicópteros, segundo informação da LUSA.