O objectivo de garantir a interoperabilidade dos sistemas de entrega de serviços de televisão sobre Internet esteve na origem da iniciativa de criação do Open IPTV Forum, hoje anunciada por um conjunto de empresas com interesses no sector.



Integram o leque de companhias que vão trabalhar na definição de uma norma de interoperabilidade en-to-end para a entrega de serviços de IPTV a AT&T, Ericsson, France Telecom, Panasonic, Philips, Samsung, Siemens, Sony e Telecom Italia.



Já este ano o grupo prevê desenvolver os requisitos e a arquitectura para a criação de um protocolo de especificação, que deverá estar concluído também em 2007. O trabalho vai assentar em open standards, uma opção que pretende assegurar um desenvolvimento mais rápido da tecnologia de IPTV.



Além do compromisso de cooperação do grupo fundador, o fórum vai estar aberto a todas as empresas de comunicações e entretenimento que mostrem interesse em colaborar, explicam as empresas em comunicado.



O trabalho do fórum vai suportar-se em normas já existentes como o IP Multimedia Subsystem (IMS) - que garante um sistema unificado de entrega de serviços de Internet - e o trabalho da Digital Living Network Alliance (DLNA) que desenvolve esforços no sentido de tornar mais fácil a experiência do utilizador com os conteúdos digitais.



Notícias Relacionadas:

2007-02-15 - PT Comunicações inicia testes da solução IPTV em Março


2007-02-01 - IBM e Cisco demonstram solução de IPTV a parceiros tecnológicos