Teve ontem início o projecto-piloto da iniciativa que vai dotar os carros do INEM com sistema de videoconferência portátil. Com a implementação do sistema espera-se que as intervenções das equipas de intervenção sejam apoiadas pelos médicos dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODUs), que poderão assim visualizar o estado dos sinistrados remotamente e em tempo real.



A plataforma denomina-se Mobile Communicator e consiste num dispositivo móvel que permite o estabelecimento de videoconferências através de uma câmara de alta definição embutida no equipamento juntamente com um apontador laser, um auricular, um microfone, um PDA industrial e uma placa 3,5G.



O projecto-piloto foi desenvolvido pela parceria Optimus/DPW e será testado em quatro ambulâncias em utilização na região do Alentejo, mais concretamente em Odemira, Elvas, Estremoz e Moura.



Até início do próximo ano a expectativa da Optimus é de que o projecto venha a abranger 150 viaturas. No médio prazo deverá chegar às 600, abrangendo toda a rede de emergência médica. A definição de timings para a evolução do projecto é no entanto da responsabilidade do INEM, frisou a Direcção de Comunicação Institucional da Sonaecom ao TeK. A empresa acrescenta contudo que "é já um dado adquirido que a solução continuará em funcionamento nas quatro localidades já abrangidas".



A utilização do equipamento não diminui a mobilidade dos enfermeiros no local, já que "a componente audiovisual é colocada sobre a cabeça dos utilizadores, sendo a filmagem guiada pelo ponteiro laser, enquanto a componente informática e de telecomunicações é transportada à cintura", explica um comunicado enviado à imprensa.



Todas as informações captadas assim como a comunicação entre as equipas no terreno e os médicos CODUs é possível devido a uma aplicação implementada a nível central.



"É importante esclarecer que o objectivo do projecto piloto não é o de demonstrar a fiabilidade ou a capacidade de resposta da solução tecnológica desenvolvida em parceria entre a Optimus e a DPW. Os testes de aceitação desta solução já foram oportunamente realizados pelo INEM", esclareceu a mesma fonte. O objectivo do piloto é sim "recolher ensinamentos sobre a utilização antes de alargar o projecto a outras regiões".



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com esclarecimentos da Optimus.




Notícias Relacionadas:

2007-08-27 - Governo prepara reforma do 112