A IBM anunciou a expansão do Lotus iNotes e do Domino a novos mercados e utilizadores através de uma nova versão que leva novas capacidades de mobilidade e segurança aos utilizadores empresariais do iPhone.

Entrando no mercado de aplicações para o telemóvel da Apple, destinadas a executivos, a IBM apresentou uma versão mais ligeira e gratuita do serviço de email iNotes para o iPhone. A plataforma assume-se como uma aplicação web-based que permite aceder à conta de correio electrónico e calendário empresarial através do browser Safari, embutido no telemóvel.

O iNotes está disponível para, sem encargos, todos os utilizadores que possuem licença do Lotus Notes e está associado ao novo software IBM Lotus Domino Web Access 8.0.2, que aumenta a performance das aplicações significativamente, enquanto utiliza menos 20 por cento da memória, quando comparado com a versão anterior.

O acesso a contas de email empresariais é possível graças ao suporte à Microsoft Exchange Technology, integrado no modelo 3G do equipamento da Apple. Por enquanto, as duas empresas ainda não firmaram nenhum acordo que permita fazer a mesma integração para toda a suite Notes, embora um representante da IBM, citado pela imprensa internacional, tenha avançado que já estão a ser traçados planos para levar o Notes Traveler ao iPhone.

Em Janeiro deste ano, a IBM apresentou uma versão do Lotus Notes compatível com o iPhone e telemóveis Blackberry e Nokia. As aplicações foram demonstradas no Lotusphere, em Orlando nos Estados Unidos, num evento onde a empresa deixou patente o lançamento de outras novidades para o iPhone no segundo semestre deste ano.

Em Agosto, a companhia anunciou que estava a trabalhar no IBM Lotus Domino Web Access, também conhecido como IBM Lotus iNotes, que colocaria o acesso ao email, calendário e lista de contactos empresariais no iPhone 3G da Apple.