As respostas recolhidas através do painel electrónico IDC / Netsonda permitiram identificar três grupos distintos de utilizadores dos serviços móveis de dados disponíveis, ou em desenvolvimento no mercado português. Road Warriors, Judicious Majority e Young Guns são as expressões utilizadas para definir três grupos que se distanciam pela verba gasta na utilização de serviços, pela reserva ou pelo entusiasmo em relação aos mesmos, indica o relatório do Mobile ePanel.



O primeiro cluster, definido como Road Warriors integra utilizadores que apresentam "um nível de gastos superior à média", quer pelo perfil, quer pelos respectivos padrões de utilização. O estudo concluiu que pertencem a este grupo "pessoas de meia-idade, com um nível de habilitações superior e um rendimento acima da média".



O Judicious Majority - segundo cluster encontrado - é um grupo mais heterogéneo que o primeiro, já que inclui indivíduos de vários escalões etários, habilitações e rendimento. Este grupo tem em comum a reserva e atitude crítica em relação aos serviços disponíveis. Esta postura faz do segundo cluster o menos gastador entre os três grupos.



O ultimo cluster identificado, definido por Young Guns, enquadra os utilizadores "mais intensivos e entusiastas", não só com a oferta disponível actualmente, mas sobretudo com os serviços que serão lançados a médio prazo. Como o nome indica é um grupo constituído maioritariamente por jovens estudantes, ou à procura do primeiro emprego. Os Young Guns caracterizam-se ainda pelo interesse em serviços como mensagens multimédia, serviços baseados na localização, vídeo conferência, ou download/streaming de ficheiros ou clipes de música.


O projecto Mobile ePanel é resultado de uma parceria entre a IDC e a Netsonda e visa desenvolver pesquisas exploratórias junto de utilizadores dos Serviços Móveis de Dados e mCommerce em Portugal. O ultimo inquérito electrónico, realizado no inicio do ano, apurou alguns dos serviços móveis mais apreciados pelos utilizadores. Na altura, lideravam o top o envio de mensagens sem restrições e a possibilidade de tirar partido do posicionamento geográfico para obter informação variada ou indicações de orientação para determinado local.

Notícias Relacionadas:
2003-01-22 - Mensagens e informação geográfica entre preferências de utilizadores nacionais

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.