
Os sistemas electrónicos destinados a informar os cidadãos sobre o seu número de eleitor e local de voto não foram ontem capazes de responder a todas as solicitações, provocando o caos em mesas de voto por todo o país.
A situação levou o Ministério da Administração Interna a anunciar que vai instaurar um inquérito para apurar responsabilidades e evitar que problemas semelhantes se repitam.
Num comunicado, publicado ainda durante o dia de ontem no site do ministério, o organismo afirma que as "causas (…) ficaram a dever-se a um afluxo absolutamente anormal de pedidos".
De acordo com o MAI, entre as 14h e as 16h30 foram verificados "picos contínuos de acessos simultâneos, na ordem dos 22 mil por segundo". A forte solicitação levou a que "muitos pedidos tivessem ficado sem resposta ou que se tivessem verificado demoras acima do desejado".
O organismo "lamenta as dificuldades que alguns eleitores experimentaram" na utilização do serviço de mensagem móvel (SMS 3838), Portal do Eleitor e telefone 808 206 206, destinados a fornecer as informações necessárias ao exercício do direito de voto, e acrescenta que, em virtude dos problemas registados, "determinou a instauração de um inquérito para apurar com rigor e em pormenor tudo quanto se passou, e para evitar que se repita no futuro".
O documento não deixa, no entanto, de referir que foram levadas a cabo "diversas iniciativas e campanhas públicas no sentido de alertar os novos eleitores e os eleitores que mudaram de residência para a obtenção de informação prévia".
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