No final do segundo trimestre de 2017 existiam 4,79 milhões de acessos telefónicos em Portugal, mais 1,2% face a igual período do ano passado, segundo os dados mais recemtes da Anacom.
O crescimento trimestral (8,4 mil acessos) ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento dos acessos VoIP/VoB (mais 72 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo, sublinha a entidade reguladora.
A esta subida no número de acessos não correspondeu uma subida no tráfego de voz do serviço telefónico fixo (STF), que baixou 14,1% relativamente a idêntico trimestre de 2016, para os 1,27 mil milhões de minutos, com origem em 336 milhões de chamadas.
Em média, por mês, foram consumidos 88 minutos por acesso: 69 minutos em chamadas fixo-fixo por acesso principal (menos quatro minutos que no trimestre anterior), nove minutos em chamadas fixo-móvel (valor idêntico ao do trimestre anterior) e seis minutos em chamadas internacionais (valor idêntico ao do trimestre anterior).
No final do trimestre em análise, a MEO era responsável por 45,3% do total dos acessos principais e a NOS a segunda maior fornecedora do serviço, com uma quota de 35,4%, e aquela que mais cresceu. A Vodafone, em terceiro, atingiu uma quota de 15,2%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários