Os utilizadores europeus do MSN Instant Messenger vão poder continuar a receber as mensagens do serviço mesmo quando não ligados a um computador pessoal, uma vez que a Microsoft estabeleceu um acordo de alargamento do serviço aos telemóveis com oito operadoras do Velho Continente, dado a conhecer esta segunda feira.



Uma mensagem enviada de um PC para um utilizador que esteja offline será automaticamente reenviada para o seu telefone móvel na forma de uma mensagem de texto SMS. Já as mensagens enviadas a partir de um telemóvel irão para a caixa de diálogo do Instant Messenger no computador. Os utilizadores de telemóveis pagam por cada mensagem recebida e enviada.



O serviço foi lançado hoje entre as oito operadoras na Bélgica, Holanda, Suiça, Dinamarca, Áustria, Turquia e Noruega - reunindo entre si 31 milhões de clientes - e a MSN, a unidade de serviços Internet da Microsoft.



O MSN Instant Messenger tem 13 milhões de utilizadores na Europa e 46 milhões a nível mundial e conta com o AOL Instant Messenger - e as 1,2 mil milhões de mensagens enviadas por dia pelos seus utilizadores - como seu principal rival.



A empresa de Bill Gates é, actualmente, a única a oferecer Instant Messenger a utilizadores europeus de telemóveis, mas a America Online e a VoiceStream, detida pela alemã Deutsche Telekom, já disponibilizam o Instant Messenger da AOL aos telefones norte-americanos desde Novembro último. Mas, enquanto na Europa o MSN Instant Messenger trabalha em qualquer telemóvel utilizado nas redes acordadas, nos Estados Unidos os subscritores da AOL necessitam de terminais especiais.



O Instant Messenger é o segundo serviço MSN a ser disponibilizado depois do Hotmail que está a ser oferecido pelas operadoras móveis KPN Mobile Netherlands, a belga Proximus, a dinamarquesa TDC Mobile, pela Swisscom e a Sunrise, a austríaca ONE/Connect, a norueguesa Telenor e a turca Turkcell.



Nenhuma das operadoras móveis participantes no acordo está entre as cinco principais da Europa, mas Vassili Le Moigne, director para a região da Europa da MSN, em declarações à agência Reuters, afirmou que também as maiores operadoras móveis se mostraram receptivas à oferta do Instant Messenger e do Hotmail através de mensagens SMS. "Estamos em conversações com quase todos os operadores na Europa, incluindo os maiores", indicou.



Igualmente em declarações à Reuters, a alemã T-Mobile, detida pela Deutsche Telekom e uma das maiores operadoras móveis da Europa, revelou que pretende disponibilizar os dois serviços MSN aos seus clientes antes do final deste ano.



Já a espanhola Telefonica Moviles, tal como a T-Mobile, um parceiro da Microsoft para a área da tecnologia, afirmou que estava a trabalhar conjuntamente com a gigante do software nos serviços, mas que ainda não tinha estabelecido uma data de lançamento para os mesmos.



Há poucos dias atrás, a empresa de Bill Gates tinha anunciado o alargamento da sua versão SMS do Hotmail à Ásia, revelando parcerias com três operadoras locais.



O director europeu declarou ainda à Reuters que o serviço Hotmail para SMS reuniu até agora algumas dezenas de milhar de utilizadores, que enviam aproximadamente 38 mensagens por mês.



Notícias Relacionadas:

2002-06-21 - Microsoft e Verizon em acordo para serviços Web de banda larga
2002-05-23 - Clientes da Verizon Wireless vão poder aceder a serviços da MSN no seu telemóvel
2002-05-10 - VeriSign e AOL juntas para o lançamento de instant messaging encriptado