O Palácio da Pena foi o local escolhido ontem para a assinatura de um protocolo de cooperação para a medição contínua de radiações electromagnéticas, dando início no concelho de Sintra ao projecto ITEM (Informação Técnica sobre ondas ElectroMagnéticas). Este projecto foi desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações - entidade dedicada à criação e difusão do conhecimento relativo às telecomunicações - e conta com o apoio da autarquia local e da Vodafone Telecel.

O objectivo do programa consiste em fornecer ao público informação rigorosa e relevante sobre as radiações electromagnéticas. Além de uma estação de medição deste tipo de radiações instalada no Palácio Pena, na proximidade de diversas antenas de comunicações, estão também em funcionamento outros postos de medição em Rio de Mouro, Manique de Cima, Ramalhão e Portela de Sintra. Serão ainda realizadas outras medições em locais aleatórios espalhados por todo o concelho, em especial nas zonas onde se situam instituições de ensino.

Com origem no contexto de uma crescente preocupação da opinião pública sobre os eventuais efeitos da radiação electromagnética emitida pelas antenas dos telemóveis e outros dispositivos móveis, o projecto vem no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área por uma equipa do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações, localizado no Instituto Superior Técnico.

Para além dos resultados da monitorização sistemática dos níveis de radiação electromagnética em diversos locais públicos no país e de informação técnica específica, esta iniciativa disponibiliza no seu site várias informações de divulgação sobre a exposição à radiação electromagnética proveniente dos sistemas de comunicações móveis.

Com efeito, para uma avaliação objectiva de eventuais efeitos, é necessário quantificar os níveis de radiação electromagnética, para posterior comparação com os limites de segurança estabelecidos por organismos internacionais. Esta informação não está disponível em Portugal de forma aberta, sendo uma das lacunas a que o Projecto pretende agora responder, através da realização de campanhas sistemáticas de medições ao longo do País.

No âmbito do ITEM, o Instituto de Telecomunicações irá realizar de uma forma independente nos próximos três anos um conjunto de actividades, como a realização de medições em cerca de quatro centenas de localizações junto das antenas instaladas pela Vodafone em Portugal; o estabelecimento de uma rede de medição remota numa cidade de média dimensão; a criação de um site da Web com vista a divulgar toda a informação compilada no âmbito deste projecto; a elaboração de relatórios das medições efectuadas e a disponibilização do acesso permanente aos resultados das medições da rede remota; assim como a elaboração de estudos relativos à utilização e métodos de controlo de emissão de radiações electromagnéticas.

Notícias Relacionadas:
2002-03-14 - Operadoras móveis espanholas verificam níveis de radiação emitidos pelas suas antenas
2001-08-06 - Comissão Europeia adopta novas regras de segurança para telemóveis
2001-07-16 - Fabricantes vão disponibilizar valores de radiação nos telefones celulares