A Intel anunciou hoje que se prepara para lançar o primeiro chip único para telemóveis que utilizem tecnologia de redes móveis Enhanced Data Rates for GSM Evolution (EDGE). O EDGE é considerado uma tecnologia emergente que permite a transmissão e recepção de dados duas a três vezes mais rápido que as comuns GSM/GPRS (2,5 geração), isto além da capacidade de fornecer conteúdos multimédia de qualidade superior a preços mais baixos que as anteriores.

Este novo chip da Intel, de nome PXA800EF, é o mais recente produto da empresa a utilizar a sua tecnologia wireless internet on a chip - a qual combina as características chave dos telemóveis actuais e dos PDAs num único microschip, que permite a disponibilização de funcionalidades avançadas.

Para Hans Geyer, vice-presidente da Intel, citado em comunicado, este produto "permite aos fabricante desenvolverem gamas de telemóveis que utilizem uma única plataforma de design, oferecendo performance de topo e conectividade desde o nível de entrada GSM/GPRS até à das velozes redes EDGE".

Por tudo isto, nos telemóveis equipados com redes EDGE, os seus fabricantes podem utilizar o processador Intel PXA800EF com um processador de 312MHz que use tecnologia Intel XScale, de forma a tirarem partido da velocidade da rede e do desempenho das aplicações.

O Intel PXA800EF inclui processador de sinal de 156 MHz, utilizando arquitectura Intel Micro Signal com 512KB de memória On-Chip Flash da marca e 64 KB de SRAM - resultando daqui a criação de um sistema completo num único chip para redes móveis avançadas EDGE.

O produto encontra-se agora em fase de testes, devendo iniciar-se a sua produção em massa no primeiro trimestre de 2004 e consequente disponibilização ao público até ao final do referido ano.

Notícias Relacionadas:

2003-06-14 - Telecom Itália pioneira no uso da tecnologia EGDE na Europa
2002-12-18 - Intel atrasa lançamento do seu primeiro chip Wi-Fi
2002-12-17 - Intel com novo acordo na área de redes Wi-Fi